Dicas

DICAS DA
VIAGEM

QUANTOS DIAS SÃO NECESSÁRIOS PARA APROVEITAR A ESTADIA?

Sugerimos uma estadia de 4 a 5 noites, nosso mínimo para reservas é de 3 noites - é o período mínimo necessário para se imergir na atmosfera pantaneira e se captar o seu verdadeiro espírito. Se você dispõe de mais tempo para ficar no Pantanal sugerimos uma viagem mais itinerante, conjungando duas ou mais pousadas pantaneiras. Fale conosco, podemos ajudá-lo a organizar o seu roteiro.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA APROVEITAR O PANTANAL?

De junho a outubro geralmente o níveo das águas está baixo e gera a concentração de animais em determinadas áreas. Já durante a cheia, de novembro a maio, os animais tendem a ficar distribuídos em grandes áreas, porém, a paisagem fica exuberante com imensos espelhos d’água e é quando o Rio Salobra encontra-se em seu estado mais lindo com suas águas cristalinas, perfeitas para o mergulho com sorkle. Todas as épocas são especiais e diferentes, por isso a pousada oferece passeios bem adaptados para cada estação.

O QUE LEVAR?

-Binóculos são absolutamente imprescindíveis aos amantes da fauna, principalmente para quem curte aves.

-Mochila para os passeios são sempre úteis, cabe seu repelente, a garrafinha d’água, a tampinha da câmera, o guia-de-aves, o protetor solar, etc.

-Lanterna para caminhadas ao redor da casa na noite, útil para observação de jacarés, de insetos, aracnídeos, etc.

-Roupas leves e de cores neutras para o dia.

-Casaco para o amanhecer frio dos meses de abril a agosto.

-Tênis para caminhadas ou abotinados, calças compridas - indispensáveis para o passeio a cavalo, caminhadas, ou contra o sol - capa-de-chuva, chapéu.

-Equipamento fotográfico ou filmadora, não faltará oportunidade para usá-los.

COMO SÃO REALIZADOS OS PASSEIOS?

Geralmente são feitos cedo, pela manhã e à tardinha, com duração de 3 a 5 horas, em grupos de no máximo 7 pessoas, onde o guia está sempre atento à movimentação da fauna. O objetivo é fazer com que o visitante consiga observar a biodiversidade, curtir a paisagem e sentir a energia pulsante do Pantanal.

QUAIS ANIMAIS PODEM SER VISTOS NOS PASSEIOS?

Vale a pena lembrar que o Pantanal é a maior planície alagável do mundo e abriga a maior concentração de fauna das Américas. Que o Brasil e seus biomas têm juntos a maior biodiversidade do planeta, sendo o Bioma do Pantanal responsável direto por este dado. Nos passeios da pousada já foram observados mais de 39 espécies de mamíferos (incluindo a onça-pintada e a parda), 340 espécies de aves, 2 espécies de jacarés e uma infinidade de outras espécies da fauna e flora pantaneira. Jacarés são facilmente encontrados ao redor da pousada nas baias que a circundam. Famílias de capivaras também são vistas em grupos ao redor da pousada em seus passeios vespertinos, macacos-pregos e o difícil bugiu são inquilinos frequentes das matas ciliares do Rio Salobra, ariranhas são também frequentemente encontradas nas suas águas. Quando é época de seca é comum a imagem de tamanduás passeando pelas campinas.